Esta Norma fixa as condições gerais que devem ser seguidas no projeto, na execução e no controle das estruturas correntes de madeira, tais como pontes, pontilhões, coberturas, pisos e cimbres. Além das regras desta Norma, devem ser obedecidas as de outras normas especiais e as exigências peculiares a cada caso particular.
CONCEITOS
Generalidades
1 - Projeto
As construções a serem executadas total ou parcialmente com madeira devem obedecer a projeto elaborado por profissionais legalmente habilitados. O projeto é composto por memorial justificativo, desenhos e, quando há particularidades do projeto que interfiram na construção, por plano de execução, empregando-se os símbolos gráficos especificados pela NBR 7808. Nos desenhos devem constar, de modo bem destacado, a identificação dos materiais a serem empregados.
2 - Memorial justificativo
O memorial justificativo deve conter os seguintes elementos:
a) Descrição do arranjo global tridimensional da estrutura;
b) Ações e condições de carregamento admitidas, incluídos os percursos de cargas móveis;
c) Esquemas adotados na análise dos elementos estruturais e identificação de suas peças;
d) Análise estrutural;
e) Propriedades dos materiais;
f) Dimensionamento e detalhamento esquemático das peças estruturais;
g) Dimensionamento e detalhamento esquemático das emendas, uniões e ligações.
3 - Desenhos
Os desenhos devem estar elaborados de acordo com o Anexo A desta Norma (Desenho de estruturas de madeira) e a NBR 5984 (Norma geral de desenho técnico). Nos desenhos estruturais devem constar, de modo bem destacado, as classes de resistência das madeiras a serem empregadas. As peças estruturais devem ter a mesma identificação nos desenhos e no memorial justificativo. Nos desenhos devem estar claramente indicadas as partes do memorial justificativo onde estão detalhadas as peças estruturais representadas.
4 - Plano de execução
Do plano de execução, quando necessária a sua inclusão no projeto, devem constar, entre outros elementos, as particularidades referentes a :
a) Sequência de execução;
b) Juntas de montagem.
SUMÁRIO
1 - Objetivo
2 - Generalidades
3 - Hipóteses básicas de segurança
4 - Ações
5 - Propriedades das madeiras
6 - Dimensionamento. Estados limites últimos
7 - Ligações
8 - Estados limites de utilização
9 - Disposições construtivas
Anexos