UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE ESTRUTURAS
LABORATÓRIO DE MADEIRAS E ESTRUTURAS DE MADEIRAS

GRUPO DE  ESTUDOS EM SILOS
Laboratório de Madeiras e Estruturas de Madeiras   Departamento de Engenharia de Estruturas
   LAMEM               Dep. de Enenharia
                                de Estruturas

       
         

HOME

O GRUPO

PESQUISAS

EVENTOS

SILO-PROTÓTIPO

LINKS

HISTÓRICO DE PESQUISAS

No Brasil, o Departamento de Engenharia de Estruturas (SET), da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da Universidade de São Paulo (USP), possui uma linha de pesquisa com o intuito de aprimorar o conhecimento, comprovar as teorias existentes e desenvolver tecnologia própria na área de silos. Até o momento foram desenvolvidos os seguintes trabalhos de Mestrado e Doutorado:

CALIL (1978), em sua dissertação de Mestrado “Estudo dos Silos de Madeira a Nível de Fazendas”, propõe como alternativa para o pequeno produtor a construção de tais estruturas nas propriedades agrícolas, utilizando madeira tanto como material estrutural quanto de revestimento.

CALIL (1984), em sua tese de Doutorado “Sobrepresiones en las Paredes de los Silos para Almacenamiento de Productos Pulverulentos Cohesivos”, realiza estudo em modelos reduzidos, determinando os tipos de fluxo de materiais armazenados, a intensidade das pressões de carregamento e descarga para produtos granulares e para produtos pulverulentos.

FORTES FILHO (1985), em sua dissertação de Mestrado “Uma Introdução ao Estudo dos Silos”, aborda a problemática dos silos de maneira ampla e suficientemente profunda para as aplicações correntes, apoiando-se em uma análise de estudos teóricos e experimentais realizados por diversos autores.

VAZ (1987), em sua dissertação de Mestrado "Silos Verticais de Madeira Compensada", apresenta uma proposta de silos de madeira compensada de seção hexagonal para o pequeno produtor.
COUTO (1989), em sua dissertação de Mestrado "Contribuição ao Estudo dos Silos de Argamassa Armada para o Armazenamento de Cereais", propõe uma metodologia de dosagem para argamassa armada, verificando sua viabilidade construtiva em dois silos protótipos cilíndricos.

ESTEVES (1989), em sua dissertação de Mestrado "Silos Metálicos de Chapa Corrugada", apresenta estudo teórico e experimental destas unidades com vistas a caracterização dos materiais e das ligações utilizadas, além de propor uma metodologia de ensaio para a avaliação dos componentes estruturais.

CALIL (1990), em sua tese de Livre - Docência "Recomendações de Fluxo e de Cargas para o Projeto de Silos Verticais", realiza o estudo das teorias e práticas que envolvem as várias fases de carregamento e fluxo de produtos armazenados, propondo recomendações para o armazenamento destes produtos em silos.

SILVA (1993), em sua tese de Doutorado "Estudo da Variabilidade de Pressões em Silos" estuda as pressões em silos sob o ponto de vista probabilístico, com ênfase na análise da variabilidade das propriedades dos produtos armazenados e na variabilidade das pressões.
MILANI (1993), em sua tese de Doutorado "Determinação das Propriedades de Produtos Armazenados para Projeto de Pressões e Fluxo em Silos", apresenta uma metodologia de ensaio para a determinação das propriedades de produtos armazenados, com base em estudos teóricos e experimentais utilizando o equipamento de translação "Jenike Shear Cell".

FASSONI (1994), em sua dissertação de Mestrado "Sistema Construtivo Modular em Madeira para Silos Horizontais", apresenta proposta de projeto de silo horizontal de madeira utilizando peças maciças e chapas de compensado, com ênfase na pré-fabricação.

GOMES (1994), em sua dissertação de Mestrado "Silos para Armazenamento de Laranjas", propõe o projeto e detalhes construtivos de um silo protótipo, utilizando madeiras de reflorestamento para o armazenamento de laranjas, tanto em nível de fazendas, como de indústrias.

MANFRIN (1994), em sua dissertação de Mestrado “Um Estudo dos Silos para Açúcar: Propriedades Físicas do Material Armazenado, Recomendações Construtivas, Normativas e Análise Estrutural”, analisa as condições ideais que o açúcar deve apresentar para uma adequada armazenagem, bem como avalia a distribuição dos esforços solicitantes a partir do confronto entre uma análise discreta, tratando a estrutura como um conjunto de pilares e vigas curvas, e de outra contínua, na qual a estrutura da parede é tratada como casca.

NASCIMENTO (1996), em sua tese de Doutorado "Estudo de Silos Prismáticos para Fábricas de Ração", desenvolve estudo teórico e experimental de painéis metálicos com conformação ziguezague horizontal, fornecendo subsídios técnicos para projetos de silos prismáticos metálicos para uso industrial.

ARAÚJO (1997), em sua tese de Doutorado "Estudo Teórico Experimental de Tremonhas Piramidais para Silos Metálicos Elevados", realiza estudos para a determinação dos esforços em tremonhas enrijecidas e não enrijecidas por análise analítica, numérica e experimental, confrontando os métodos utilizados.

ANDRADE Jr. (1998), em sua dissertação de Mestrado “Análise Estrutural das Chapas Metálicas de Silos e de Reservatórios Cilíndricos”, procura dispor conceitos claros e distintos do comportamento e dos fenômenos de perda de estabilidade do equilíbrio de reservatórios e silos metálicos, bem como estabelece configurações estruturais que apresentam maiores riscos a perda da estabilidade da estrutura e fornece relações de diâmetro/espessura e de diâmetro/altura em que é possível evitar os problemas advindos da perda de estabilidade do equilíbrio.

GOMES (2000), em sua tese de doutorado “Estudo Teórico e Experimental das Ações em Silos Horizontais”, compara resultados teóricos com os obtidos através de medições diretas das pressões em modelo piloto e silo horizontal em escala real com a relação entre as pressões horizontais e verticais, K. Com base nos resultados obtidos, propõe um novo método de cálculo fundamentado em um modelo empírico para a determinação das pressões horizontais nessas unidades.

FREITAS (2001) em sua tese de doutorado “Estudo teórico e experimental das pressões em silos cilíndricos de  baixa relação altura/diâmetro e fundo plano”, realiza ensaios em um silo protótipo e um silo piloto. Com base nos resultados experimentais propõe modelos empíricos para a determinação das pressões horizontais e verticais no fundo plano do silo para esse tipo de unidade armazenadora.

ANDRADE Jr. (2002) em sua tese de doutorado “Ação do Vento em Silos Cilíndricos de baixa relação altura/diâmetro”, realiza estudos teóricos e experimentais em modelos aerodinâmicos e aeroelásticos sobre as ações do vento em silos, determinando coeficientes aerodinâmicos no costado e na cobertura.

Atualmente encontram-se em desenvolvimento os seguintes trabalhos:
  • Pressões e Fluxo em Silos Verticais Esbeltos, mestrado em andamento desenvolvido pelo bolsista CNPq (Giovano Palma)
  • Estudo da Confiabilidade Estocástica em Silos Verticais, doutorado em andamento desenvolvido pelo bolsista FAPESP (Andrés Batista Cheung)