UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE ESTRUTURAS
LABORATÓRIO DE MADEIRAS E ESTRUTURAS DE MADEIRAS

GRUPO DE  ESTUDOS EM SILOS
Laboratório de Madeiras e Estruturas de Madeiras   Departamento de Engenharia de Estruturas
   LAMEM               Dep. de Enenharia
                                de Estruturas

       
         

HOME

O GRUPO

PESQUISAS

EVENTOS

SILO-PROTÓTIPO

LINKS

SILO-PROTÓTIPO

O Brasil desempenha um papel fundamental na economia mundial sendo um dos maiores produtores de grãos do mundo, porém por problemas de infra-estrutura têm sua capacidade reduzida devido a vários fatores que podem ser desde a produção até o armazenamento. Acredita-se que o Brasil detenha somente 1/3 da capacidade de armazenamento necessária para a produção de grãos. Além disso, o Brasil ainda não possui uma norma específica para cálculo de estruturas de silos, sendo aqui inseridos os estudos que contribuirão para a elaboração da primeira norma de silos do Brasil, com o objetivo de investigar a principal característica da estrutura que é a ação em silos. Alem disso estas são uma das estruturas que apresenta um dos mais altos índices de ruínas e colapsos.

Para que o projeto de um silo seja seguro e econômico, o primeiro passo é conhecer as forças que agem sobre o sistema. Para isso, além das que normalmente solicitam uma estrutura tais como peso próprio, peso de equipamentos, vento, sismos e recalques, aparecem em silos às ações provocadas por operações como: carregamento, armazenamento e descarga que ocorrem ao longo de toda a vida útil da estrutura.

Porém sabe-se que vários fatores influem no fluxo do silo como:
  • Geometria;
  • Tipo de fundo (tremonha ou fundo plano);


  • Propriedades físicas do produto a ser armazenado (tamanho dos grãos, peso específico, coesão, ângulo de atrito interno, coeficiente de atrito com as paredes, teor de umidade, temperatura e tempo de consolidação).